sábado, 29 de outubro de 2011

Uma lata de refrigerante por dia equivale a 50 quilos de açúcar por ano.



Olá queridos leitores, hoje chamo a sua atenção para analisar com cuidado a ingestão de refrigerantes em excesso. Sabemos que a mídia não divulga os perigos dessa bebida, pelo contrario, são tantas propagandas atraentes estimulando o consumo que se torna difícil conscientizar as pessoas do perigo de se consumir a bebida em excesso.

O video a cima relata a história de Dona Vera que consome nada mais nada menos que 12Litros de refrigerantes por dia. Não deixe de assistir.

Nova York irá realizar uma campanha que prevê a conscientização da população para os perigos que o excesso de açúcar pode causar.

Pesquisadores norte-americanos sugerem que uma pessoa que toma uma lata de refrigerante diariamente terá consumido 50 quilos de açúcar no final de um ano.

Segundo Dr. Thomas Farley, coordenador do serviço de saúde da cidade de Nova Iorque, será lançada uma campanha que prevê a conscientização da população para os perigos que o excesso de açúcar pode trazer à saúde e de como as bebidas açucaradas podem contribuir para o aumento da obesidade.

Farley lembra que a obesidade pode desencadear o diabetes, doenças cardíacas, derrames, artrite e alguns tipos de câncer.

"A maioria dos adultos de Nova Iorque estão acima do peso ou obesos, assim como quatro em cada 10 crianças da escola primária, e as conseqüências para a saúde são enormes", diz Farley. "As bebidas açucaradas são a maior fonte de açúcar adicionada à dieta e o risco de uma criança ficar obesa aumenta com cada porção adicional diária de uma bebida desse tipo".

A campanha consistirá em spots televisivos e será complementada por cartazes bilíngües em metrôs da cidade que motivam os nova-iorquinos a pensar sobre o quanto eles seriam obrigados a caminhar para queimar as calorias referentes a uma lata de refrigerante.

A campanha incentiva os nova-iorquinos para evitar bebidas açucaradas e saciar a sede com água, leite desnatado e bebidas sem açúcar.

Por: Portal da Educação Física

sábado, 8 de outubro de 2011

COMO MELHORAR A POSTURA CORPORAL



Uma melhor postura pode ajudar e muito no desenvolvimento de seu corpo, evitando muitos males que geralmente aparecem em uma idade mais avançada.

Dentre todas as doenças que afetam a humanidade, a dor lombar ou lombalgia (dor nas costas e coluna) é a maior causadora de morbidade e até mesmo de incapacidade para o trabalho, afetando tanto homens quanto mulheres. Uma postura correta contribui para o bem estar de todos e essa atitude evita, ainda, que surjam dores no pescoço e nas costas. Sérios problemas como hérnia de disco, escoliose e deformações são decorrentes de um mau posicionamento do corpo. Por isso, é extremamente importante prevenir a concretização desse costume.
Boa postura corporal: A boa postura – posição de cabeça, troncos e membros – influência também na autoimagem, pois pessoas com uma boa postura aparentam ser mais determinadas, autoconfiantes e perseguidoras de seu objetivo, enquanto as pessoas com uma postura errada dão a impressão de serem tímidas e envergonhadas.
Não é fácil nos adequarmos à postura corporal, mas devemos tentar arrumá-la o máximo possível. Tanto em pé quanto sentados, também é necessário cuidado com os movimentos que fazemos. Tudo isso deve ser feito pensando sempre em atingir a posição correta, por isso, é necessário prestar atenção nos seus hábitos e se esforçar sempre para corrigi-los.
Ao sentar-se:  Sentando, é necessário manter a cabeça alta, o queixo para frente, o peito para fora, ombros para trás, o estômago para dentro, as pernas alinhadas, alinhamento dos braços na altura dos cotovelos na mesa ou no teclado do computador, apoie bem a região lombar, mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira. Quem fica muito tempo sentado, trabalhando, deve levantar a cada hora e se alongar. Caso os pés não alcancem o chão, é indicado um apoio para descanso.
Em pé: Quando estiver em pé, preste atenção em todos os detalhes citados acima, ficando sempre em posição ereta, com os ombros elevados e para trás. Quando for abaixar para pegar algo, nunca abaixe com os braços e sim com os joelhos, tentando, ao máximo, chegar na altura possível do objeto – leve os braços para alcançá-lo.  Lembre-se sempre que a respiração atua também na melhora da postura, respire sempre pelo nariz, inspirando e expirando lentamente e sentindo os músculos se contraírem e relaxarem, deixando a coluna sempre ereta. A postura correta atua ainda na melhora da aparência, pois diminuir aqueles possíveis pneuzinhos que insistem em aparecer e quando a postura é relaxada, elas acabam ficando ainda mais visíveis, além de que a boa postura ajuda os músculos a ficarem contraídos, evitando a flacidez abdominal.
 
Uma boa maneira de corrigir os problemas de postura é o método de Reeducação Postural Global, conhecido popularmente como RPG. O tratamento é feito com a ajuda de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A pessoa realiza uma terapia que trabalha os ossos e os músculos, visando à correção da postura. O procedimento é indicado principalmente para casos como desvios de coluna, hérnia de disco, torcicolo, tendinites, escoliose, artrose entre outros.

Realize regularmente os exercícios de fortalecimento dos músculos paravertebrais e abdominais,  estes, favorecem a manutenção de um correto alinhamento da coluna vertebral, contribuindo para que a distribuição de esforço pelos diferentes corpos vertebrais, músculos, tendões, ligamentos e discos intervertebrais seja equilibrada.

Procure um profissional de Educação Física  e comece a praticar exercícios físicos regularmente.

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos