terça-feira, 16 de agosto de 2011

A importância da Panturrilha


Olá pessoal, hoje posto um assunto que é bastante interessante, muita gente não tem conhecimento da sua real importância, mas precisa e a utiliza muito.

A panturrilha (também chamada de sura, barriga, batata da perna ou coração venoso periférico) é uma proeminência muscular, situada na face póstero-superior da perna, formada principalmente pelos músculos gastrocnêmio e sóleo.Também pode ser denominada de região Gemelar.

É inervado pelo nervo tibial. Porém, a maioria das pessoas não conhece as verdadeiras funções da panturrilha. Entre elas podemos citar sua importante função como bomba muscular do retorno venoso (segundo coração), ou seja, é graças a este conjunto de músculos que o sangue ganha uma maior pressão para retornar ao coração.

Pessoas com deficiências de retorno venoso são orientadas pelos médicos a praticar atividades físicas, principalmente exercícios que estimulem a panturrilha, assim como todo o complexo de membros inferiores, como é o caso da caminhada para melhorar a circulação sanguínea, isto porque a panturrilha tem atuação importantíssima na marcha, desde o momento de contato do pé com o solo até o momento de impulsão da perna de trás para frente, movimento conhecido como flexão plantar.

Além disso, a panturrilha é um dos músculos responsáveis pela postura e equilíbrio ortoestatico, ou seja, a musculatura da panturrilha, assim como outros músculos das pernas, estão em constante contração isométrica (estática), para estabilizar os joelhos e permitir que você fique em apoio bipodal (dos dois pés) ou unipodal (de um só pé).

Procure sempre um bom profissional de Educação Física e exercite a musculatura da panturrilha.

Bons treinos!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia disso, minha batata da perna não desenvolve. Mas vou continuar exercitando.

Anônimo disse...

Tb não sabia disso. Eu nunca fazia a parte do treino q trabalhava a panturrilha pq no dia seguinte sentia muita dor. Evitava mesmo trabalhar essa região.Boa informação Uzi!
Abços
Alana Maria

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos