sábado, 8 de outubro de 2011

COMO MELHORAR A POSTURA CORPORAL



Uma melhor postura pode ajudar e muito no desenvolvimento de seu corpo, evitando muitos males que geralmente aparecem em uma idade mais avançada.

Dentre todas as doenças que afetam a humanidade, a dor lombar ou lombalgia (dor nas costas e coluna) é a maior causadora de morbidade e até mesmo de incapacidade para o trabalho, afetando tanto homens quanto mulheres. Uma postura correta contribui para o bem estar de todos e essa atitude evita, ainda, que surjam dores no pescoço e nas costas. Sérios problemas como hérnia de disco, escoliose e deformações são decorrentes de um mau posicionamento do corpo. Por isso, é extremamente importante prevenir a concretização desse costume.
Boa postura corporal: A boa postura – posição de cabeça, troncos e membros – influência também na autoimagem, pois pessoas com uma boa postura aparentam ser mais determinadas, autoconfiantes e perseguidoras de seu objetivo, enquanto as pessoas com uma postura errada dão a impressão de serem tímidas e envergonhadas.
Não é fácil nos adequarmos à postura corporal, mas devemos tentar arrumá-la o máximo possível. Tanto em pé quanto sentados, também é necessário cuidado com os movimentos que fazemos. Tudo isso deve ser feito pensando sempre em atingir a posição correta, por isso, é necessário prestar atenção nos seus hábitos e se esforçar sempre para corrigi-los.
Ao sentar-se:  Sentando, é necessário manter a cabeça alta, o queixo para frente, o peito para fora, ombros para trás, o estômago para dentro, as pernas alinhadas, alinhamento dos braços na altura dos cotovelos na mesa ou no teclado do computador, apoie bem a região lombar, mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira. Quem fica muito tempo sentado, trabalhando, deve levantar a cada hora e se alongar. Caso os pés não alcancem o chão, é indicado um apoio para descanso.
Em pé: Quando estiver em pé, preste atenção em todos os detalhes citados acima, ficando sempre em posição ereta, com os ombros elevados e para trás. Quando for abaixar para pegar algo, nunca abaixe com os braços e sim com os joelhos, tentando, ao máximo, chegar na altura possível do objeto – leve os braços para alcançá-lo.  Lembre-se sempre que a respiração atua também na melhora da postura, respire sempre pelo nariz, inspirando e expirando lentamente e sentindo os músculos se contraírem e relaxarem, deixando a coluna sempre ereta. A postura correta atua ainda na melhora da aparência, pois diminuir aqueles possíveis pneuzinhos que insistem em aparecer e quando a postura é relaxada, elas acabam ficando ainda mais visíveis, além de que a boa postura ajuda os músculos a ficarem contraídos, evitando a flacidez abdominal.
 
Uma boa maneira de corrigir os problemas de postura é o método de Reeducação Postural Global, conhecido popularmente como RPG. O tratamento é feito com a ajuda de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A pessoa realiza uma terapia que trabalha os ossos e os músculos, visando à correção da postura. O procedimento é indicado principalmente para casos como desvios de coluna, hérnia de disco, torcicolo, tendinites, escoliose, artrose entre outros.

Realize regularmente os exercícios de fortalecimento dos músculos paravertebrais e abdominais,  estes, favorecem a manutenção de um correto alinhamento da coluna vertebral, contribuindo para que a distribuição de esforço pelos diferentes corpos vertebrais, músculos, tendões, ligamentos e discos intervertebrais seja equilibrada.

Procure um profissional de Educação Física  e comece a praticar exercícios físicos regularmente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente post! Mesmo tomando conhecimento que faço tudo errado..rss! O problema é o vício em certas posições, tenho que observar-me mais.
Obrigada Uzi!
Bjos
Alana Maria

Anônimo disse...

Problema é quando se usa o notebook em cima da cama rs.
quando estou sentado sempre esqueço de manter a postura, em pé até que consigo

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos