terça-feira, 26 de julho de 2011

A importância da avaliação física

Algumas pessoas começam a praticar exercícios físicos e não tem conhecimento da importância da avaliação física. Hoje vou postar sobre o assunto e você saberá que a avaliação física é diferente da avaliação médica.

A avaliação física consiste no processo de interpretação e classificação de medidas previamente obtidas, sendo ela ferramenta essencial que possibilita acompanhar o desenvolvimento de várias variáveis como % de gordura, condição aeróbia, risco de doenças cardíacas, massa magra, flexibilidade etc.

Através dela acompanhamos o desenvolvimento físico de cada indivíduo, buscando melhorar ou manter as variáveis obtidas na avaliação para atender o objetivo de cada pessoa. Geralmente a avaliação é realizada de 3 em 3 meses, tempo esse necessário para comparar a evolução individual obtida na avaliação anterior.

Reduzir a quantidade de gordura e/ou aumentar a massa muscular estão entre os principais objetivos da maioria dos praticantes de exercícios físicos e essa preocupação deve ser considerada não somente do ponto de vista estético, mas também de qualidade de vida, já que a obesidade está associada a um grande número de doenças crônicodegenerativas.

A redução no percentual de gordura e o aumento da massa magra é obtido através da integração de alguns fatores, que sozinhos acabam não dando resultado, tendo eficiência feitos de uma forma conjunta, onde esses fatores são:

- Musculação - aumenta a massa magra e conseqüentemente diminui a gordura corporal trazendo satisfação estética em relação ao próprio corpo.

- Treinamento aeróbico - indicado para quem está precisando perder peso e diminuir o % de gordura, feito pelo menos 3 x por semana com duração de pelo menos 30 minutos cada sessão.

- Alimentação balanceada - porque todo objetivo que queremos alcançar depende do que comemos.

- Descanso - que quer dizer um sono tranqüilo e momentos de lazer, porque é no descanso que obtemos o ganho do treinamento realizado.

- Controle do estresse - porque esse vilão do mundo moderno faz com que liberemos o cortisol que é um hormônio que atrapalha tanto o ganho de massa muscular, concentra mais gordura no corpo, além de aumentar o risco de doenças cardíacas.

Nenhum comentário:

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos