sábado, 9 de julho de 2011

Itabuna precisa, todas as cidades precisam!

                         

Pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral.

É o que aponta o deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso que, no incentivo de estilo de vida saudável, apresentou projeto de lei para criar o programa de “Academia Saúde para Todos”. “O sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância, sendo um das principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública”, afirma o deputado José Riva.

Segundo ele, na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fica mais claro quando se leva em conta os dados do Censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vivem nas cidades. “Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc”.

O Ministério da Saúde irá implementar 4 mil polos do Programa Academia da Saúde até 2014, em todo o país, visando modificar o quadro de sedentarismo e sobrepeso de boa parte do brasileiro. A ação do Governo prevê uma série de medidas voltadas à promoção da saúde dos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS), com a criação de espaços específicos para o desenvolvimento de práticas corporais, atividades físicas, lazer e de modo de vida saudável.


Um comentário:

Anônimo disse...

Uziel, como seria bom uma academia dessas aqui na nossa cidade, os governantes não pensam nessas coisas, acabam por gastar mais dinheiro com a saúde. Têm que investir em políticas públicas né mesmo?
Parabéns!!

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos