quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Abuso de energéticos leva a problemas cardiovasculares



Bebidas energéticas altamente cafeinadas tornaram-se parte integrante da cultura frenética dos jovens e fanáticos por esportes radicais.

Marcas populares como Red Bull têm uma dose de cafeína equivalente a uma xícara de café em cada frasco, enquanto seus concorrentes mais potentes, como Relentless Monster _ comercializados para os fanáticos de esportes radicais _ podem conter até duas vezes esta quantidade em lata de cerca de 160mg.

Na Europa, cerca de 73% dos jovens de 16 a 24 anos agora bebem regularmente, segundo pesquisa feita por analistas de mercado da Mintel, fabricante de energéticos, e a maioria disse gostar do sabor. O mercado de bebidas energéticas e esportivas cresceu cerca de 20% em apenas três anos e é estimado hoje em cerca de US$ 700 milhões por ano. Só no Reino Unido, 209 novas bebidas energéticas foram lançados nos últimos cinco anos.

Embora estas bebidas possam ter começado como auxiliares ao exercício físico, elas servem cada vez mais para atender a necessidade de estilo de vida mais holístico, especialmente para os que estão na faixa entre16 anos e 34 anos _ avaliou Jonny Forsyth, analista sênior da Mintel bebidas, em entrevista ao jornal The Independent. Metade da população do Reino Unido agora bebe regularmente energizante, bebidas não-alcoólicas, tanto como estimulantes durante o dia ou quanto como misturadores. Analistas acreditam que a cultura workaholic do Reino Unido está elevando a popularidade dos energéticos.

Dois terços das pessoas de 16 anos a 24 anos, questionados pelos pesquisadores, disseram que as bebidas energéticas melhoram seu desempenho no trabalho ou enquanto estuda.

Por isto, um número crescente de bebidas energéticas mais potentes surgiu no mercado, causando surpresa e em seguida apreensão entre os médicos. Este ano, os médicos da revista americana “Pediatrics” publicaram um artigo alertando que alguns energéticos poderiam causar "convulsões e até acidentes vasculares cerebrais" em jovens que as consumiam em excesso. E pesquisadores da Universidade de Vermont disseram que os viciados em bebidas energéticas podem ser mais suscetíveis à dependência de drogas.

Nos EUA, a Food Standards Agency alerta que as bebidas altamente cafeínadas, também podem conter estimulantes como glucuronolactone, taurina, e ervas, e que por isto crianças deveriam consumi-las “com moderação". A agência também alertou que estas bebidas devem ser evitadas por mulheres grávidas.

O alerta surgiu por conta do impressionante aumento no consumo diário de energizantes no mundo inteiro. Estima-se que hoje quatro bilhões de latas de energizantes são agora consumidas anualmente em todo o mundo.

Por. Portal da Educação Física

Nenhum comentário:

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos