sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FINALMENTE CHEGOU O VERÃO!



Dezembro é o mês dos excessos. Festas, confraternizações e muita comida. É difícil resistir às tentações do fim do ano para manter a silhueta. A boa notícia é que ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e perder peso.

Percebo no meu dia a dia uma correria, um frenesi em busca da melhoria  estética do corpo, seguindo um padrão televisivo. Mulheres e homens querendo adquirir um perfil físico de artistas e personagens da televisão.

No entanto, não existe milagre e, em um mês, não é possível eliminar todo o peso excedente ou mudar de hábitos alimentares. Isso ocorre aos poucos. Afinal, o peso adquirido durantes anos não desaparece de um dia para o outro.

A palavra-chave para quem ainda não começou a dieta para o calor é moderação. É possível se alimentar de tudo, mas sem exageros.

Segundo a nutricionista da clínica Alfredo Halpern, Renata Bressan, quem deseja perder peso deve começar imediatamente. "O excesso vai ser menor se a pessoa estiver consciente nas festas de fim de ano”, diz.

Ela sugere que, na semana entre Natal e Réveillon, a rotina alimentar seja seguida normalmente. Mas, depois das festas, é fundamental retomar a alimentação moderada e os exercícios para quem ainda quer ficar magrinha ao longo do verão.

“Para perder peso é importante reduzir o consumo alimentar. A dieta deve ser hipocalórica, comendo menos do que se gasta", explica a nutricionista. "A quantidade varia para cada um de acordo com peso, altura, idade, sexo e nível de atividade física. Mas essa alimentação deve ser equilibrada, contendo todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras.”

Escolha seus alimentos
Os carboidratos integrais promovem maior saciedade. As carnes brancas devem ser priorizadas, mas não é necessário cortar totalmente o consumo de carne vermelha. Leites e derivados são importantes fontes de cálcio, mas devem ser utilizados produtos com baixo teor de gordura. Os alimentos fontes de gordura insaturada (“boa”), como azeite, óleo e castanhas, devem ser utilizados com moderação.

Verduras e legumes devem ser incluídos no almoço e no jantar, de preferência antes do prato principal, já que promovem a saciedade (além de serem fontes de vitaminas e minerais). As frutas também devem estar presentes, mas sem exageros.

O consumo de água é importante para a perda de peso, o funcionamento do intestino, a regulação da temperatura e a hidratação do corpo.

Mexa-se
A alimentação deve ser combinada com exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bicicleta e esteira, que mais ajudam a reduzir a gordura corporal. Associar musculação ajuda a preservar a massa muscular e auxilia na perda de peso, pois o período pós-exercício caracteriza-se pelo consumo de oxigênio aumentado em relação ao período pré-exercício. Ou seja, continua a queima de gordura mesmo ao termino do exercício físico devido ao gasto energético da atividade.

“Toda atividade física deve ser iniciada aos poucos para evitar lesões e, de preferência, com orientação de um profissional. Realizar um 'check up' antes e nunca fazer exercícios em jejum são outros dois pontos importantes”, segundo Bressan.

Dietas extremamente rígidas podem causar  perda de massa magra, alerta a nutricionista Lara Natacci, da USP (Universidade de São Paulo), aumentando a flacidez e facilitando um novo ganho de peso.

“Isso causa o famoso efeito sanfona, que é mais prejudicial à saúde do que não perder peso. A perda de peso deve ser gradativa, por meio de uma alimentação equilibrada, e acompanhada de exercícios físicos. De nada adianta perder muito peso agora, ficar flácido e recuperar todo o peso perdido quando voltar de férias. A conta certa é a perda de 10% a 15% do peso em seis meses”, afirma.
O que fazer e o que comer
Natacci listou hábitos que podem ser adotados sempre para preservar a silhueta: comer a cada três ou quatro horas; mastigar bem os alimentos; ingerir muitos líquidos; consumir alimentos ricos em fibras; não pular o café da manhã; e consumir proteínas magras em todas as refeições principais.


Um ótimo verão a todos e pratique exercícios físicos sempre.


MARIANA PASTORE
Colaboração para o UOL, site da BOL e adaptações do professor Uziel Cerqueira CREF 007006-G/BA

4 comentários:

Anônimo disse...

Lorena (Lú)- Que loucura Uzi, no verão todo mundo quer ta com o corpo em forma, mas come feito bicho.rs
Preciso voltar as minhas atividades na academia sinto-me flácida e fraca. Me ajude amigo. rss

bjos.

Uziel Cerqueira disse...

Olá Lú, realmente a alimentação é muito importante. Volte logo à realizar suas atividades. Lembre-se que a idade é nossa maior inimiga.rs.
bjo e valeu pelo comentario.

Anônimo disse...

Aline - Uzi, finalmente conseguir ver o blog e gostei bastante,uma liguagem super fácil para o entendimento dos leigos.rs
Acredito que esse próximo ano vou precisar de um personal e pode ir achando uma horinha para mim. Sair da academia tem uns dois meses e preciso voltar. Estou me alimentando mal Uziel e preciso melhorar urgente. Parabéns pelo blog, fonte de informação nunca é demais. Abraço professor.

Uziel Cerqueira disse...

Que bom Aline, fico feliz com o comentario. Saiba que estou a disposição. Me ligue assim que for possível. Abraço

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos