terça-feira, 27 de setembro de 2011

NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR


Quando me deparei com o texto abaixo, logo pensei, quero ter uma velhice saudável, com uma capacidade funcional que me possibilite uma autonomia no meu dia a dia. Realmente nunca é tarde para começar, mas se o início for o quanto antes, melhor será nossa qualidade de vida na Terceira Idade.
Segue um artigo voltado para a Terceira Idade, mas não esqueça que se você for jovem hoje, possivelmente será um idoso amanhã. Provavelmente tem um pai, uma mãe nesta faixa etária. Utilize as informações postadas aqui para orientar essa população no que diz respeito à atividade física e saúde.
A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Silene Sumire Okuma, coordenadora do grupo de pesquisa em educação física para idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceira idade. Por essa razão, dois fatores são preponderantes na escolha da atividade física. Primeiramente, o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas atividades do dia-a-dia, como subir as escadas de um ônibus, carregar panelas de pressão, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A atividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas cotidianas.
Avaliação de saúde
O outro fator fundamental é a avaliação da saúde do idoso. Estudos mostram que pelo menos 70% dos idosos têm um problema de saúde e a atividade física pode ser uma grande aliada do tratamento.
A prática da atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo, e reduzir o consumo de remédios. Para isso, é preciso trabalhar com três sistemas do corpo humano: o cardiovascular, o nervoso e o músculo-esquelético.
O que fazer
Após a realização desses dois passos iniciais, a avaliação de sua capacidade funcional e de sua saúde, o idoso deve escolher a atividade de que mais gosta. É importantíssimo que ele tenha prazer. Ao fazer algo que não gosta, o idoso pára após dois meses do início dos exercícios, por isso vale experimentar várias atividades físicas até encontrar a que melhor se adapta ao seu perfil. Entre as atividades que trabalham o sistema cardiovascular estão andar de bicicleta, caminhar e fazer natação. Privilegiam o sistema músculo-esquelético a musculação e a ginástica, por exemplo, e atividades como yoga e tai chi chuan, com seus movimentos mais suaves, dão mais atenção ao sistema nervoso.
Quem já fazia
De acordo com Sumire Okuma, quem sempre fez atividades físicas pode mantê-las, quando chegar à terceira idade. Além disso, o idoso jovem (60-65 anos) não tem restrições a exercícios.
Contudo, é importante frisar que quem nunca praticou exercícios pode começar com qualquer idade, desde que observados os fatores de saúde e a capacidade funcional do corpo.
Após tomar a decisão, o idoso deve fazer uma avaliação clínica para saber qual a atividade ideal a ser adotada. Os que não gostam de ficar sozinhos podem formar grupos de amigos ou procurar instituições que tenham cursos voltados para a terceira idade.
Caminhadas
A maioria dos idosos, hoje, prefere fazer caminhadas por dois motivos: não é preciso ter habilidades específicas e é uma atividade que não tem custo. É bom lembrar, alerta Sumire Okuma, que a caminhada não supre todas as necessidades do corpo, pois trabalha apenas o sistema cardiovascular e o músculo-esquelético.
Esse último fica restrito aos pés e às pernas. Já a hidroginástica pode ser adotada pelos que gostam de água, independentemente de saberem nadar, pois este conhecimento não é pré-requisito.
Freqüência
O ideal é fazer atividades físicas duas vezes por semana, pelo menos, por uma hora, mas não existe receita. O idoso pode dedicar-se apenas uma vez por semana e isso será melhor do que levar uma vida sedentária. Além disso, as limitações devem ser apenas físicas. Se, por exemplo, a pessoa tiver 92 anos e quiser fazer dança do ventre, não haverá problema. O idoso deve saber diferenciar o que é limitação física das sociais, adverte Sumire Okuma.
Benefícios da atividade física
- Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;
- Melhora da auto-eficácia;
- Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;
- Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão;
- Melhora da ingestão alimentar;
- Diminuição da depressão;
- Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;
- Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.
Prepare-se para a atividade
- Evite fazer exercícios físicos sob o sol forte;
- Tome água moderadamente antes, durante e depois da atividade física;
- Use roupas leves, claras e ventiladas;
- Não faça exercícios em jejum, mas evite comer demais antes da atividade física;
- Use sapatos confortáveis e macios.
Publicado no Guia do Idoso – Serasa.

Hoje no Brasil se comemora o dia do Idoso. Parabéns!!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

GANHO DE MASSA MUSCULAR


                                                                                
Obter um ganho de massa muscular requer muita dedicação, e claro, um estilo de vida saudável. Muitas pessoas acreditam que podem sair comendo de tudo e a qualquer hora. Acreditam até que se encher de massa de pão, pizza e salgados estará ganhando massa muscular. “Tenho alunos que me perguntam, se eles consumirem esses alimentos ganhará essa massa. O consumo desses alimentos em exagero e sem uma dieta adequada influenciará no ganho de peso. Esse ganho não se trata de hipertrofia, ou seja, aumento no tamanho das fibras musculares proporcionando o aumento da musculatura e sim no acumulo de gordura.

Não da para falar de ganho de massa muscular sem falar de duas reações que acontece no nosso organismo. Essa reação é conhecida como: Catabolismo x Anabolismo. Tentarei elucidar a real influência dessas reações em seus treinamentos.

Para que o nosso organismo funcione é necessário que aconteça uma série de reações bioquímicas. Todas essas reações, em conjunto, são conhecidas como reações metabólicas. Funcionando de maneira oposta - Catabolismo e Anabolismo.

Tentarei explicar de uma maneira mais prática.

Anabolismo – Têm poder construtivo, reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos.
Em termos práticos, o anabolismo ocorre quando você ingere nutrientes adequados após seu treino. Ao final da atividade física, seu corpo precisa repor o que foi gasto durante o treinamento, sobretudo os Carboidratos, que serão convertidos em glicose, e as proteínas, que fornecerão os aminoácidos necessários à hipertrofia muscular.

Catabolismo - o contrário acontece. Ao invés de construção, há a quebra de substâncias complexas em substâncias mais simples. Um exemplo de catabolismo é o processo digestivo, em que os nutrientes presentes nos alimentos são quebrados em moléculas mais simples que, posteriormente, serão usadas pelo metabolismo construtivo. Imagine uma refeição com grande quantidade de carne vermelha. A carne é rica em proteína e essa proteína será desmembrada em aminoácidos que, por sua vez, serão lançados na corrente sanguínea e utilizados pelo organismo em outras reações metabólicas.

Associando o catabolismo ao treinamento, se você malha sem energia suficiente (ou seja, sem ter se alimentado), o organismo tentará suprir sua carência energética destruindo suas próprias reservas. Nesse caso, aminoácidos e glicose serão utilizados para fornecer energia.

Ou seja queridos leitores, não pratique exercício físico em jejum.

Segue algumas dicas minhas e outras das nutricionistas Fabiana Honda e Raquel Simões, autoras do artigo Saúde em Foco.


1 - Treine certo
Você provavelmente esgota os músculos trabalhando os mesmos grupos (peito, pernas, braços) em dias seguidos, executa mais repetições do que o necessário, adota cargas muito leves ou pesadas demais. O saldo? Cansaço, fadiga muscular e risco de lesões. Equilibre seu treinamento.

2 - Descanse o corpo
Respeite um intervalo de 48 horas antes de voltar a treinar um mesmo grupo muscular para que ele se recupere do esforço. Caso force o músculo, ele entra em processo catabólico (de queima, e não de ganho). Dormir bem (oito horas) também influi no ganho de massa. No sono, o GH, hormônio do crescimento, atinge o nível mais alto, explica a nutricionista Raquel Simões.

3 - Frequente o bebedouro
Pesquisas mostram que meros 3% de desidratação muscular provocam uma perda de 12% de força. Além disso, treinando intensamente você perde muito líquido por meio da transpiração. Mantenha-se hidratado bebendo alguns goles a cada 15 ou 20 minutos, sugere a nutricionista Fabiana Honda, da consultoria Patrícia Bertolucci, em São Paulo.

4 - Coma a cada três horas
Ficar muito tempo sem se alimentar leva à perda de massa magra, afirma Fabiana. Uma dieta de hipertrofia deve incluir três refeições e três lanches intermediários, no mínimo. Fracionada assim, come-se a cada três ou quatro horas no máximo, explica. Você sabe que precisa caprichar nas proteínas (de carnes magras, peixe, frango, leite e derivados e clara do ovo), construtoras de músculo. Mas não deve priorizá-las em detrimento dos outros nutrientes. Dúvidas? Siga a dieta.

5 - Ataque as massas
Após o exercício, é preciso repor os estoques de energia muscular, o glicogênio. Carboidratos liberam insulina, hormônio que facilita a síntese de glicogênio e também das proteínas, explica Fabiana Honda. Depois de treinar, coma alimentos ricos em carboidratos complexos, que fornecem energia duradoura.

6 - Coma frutas e legumes
Durante e após um treino intenso, ocorre um estresse oxidativo: o corpo produz substâncias nocivas que provocam desgaste celular, como as espécies reativas de oxigênio (Eros).
Os antioxidantes, como vitaminas, carotenóides 0 e C avonóides presentes nos vegetais, minimizam o processo, frisa a nutricionista Raquel Simões.

7 - Tome suplementos
O ideal é fornecer aos músculos os nutrientes necessários para crescer em até uma hora depois do treino.

OBS: Suplementos devem ser prescritos pelo seu nutricionista. O ideal é que você receba o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, neste caso, um Médico, Endocrinologista, Nutricionista e um profissional de Educação Física capacitado.

Alguém falou pra você que era fácil?!?!? Pois então, esqueça isso... para qualquer conquista na vida é necessário muito esforço e dedicação!! Concentração, persistência e bons treinos...


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO

Olá queridos, hoje fui buscar informações acerca de Gravidez e o Exercício Físico. Vamos desmistificar essa idéia que mulher grávida não pode realizar exercícios físicos. Baseado na idéia de alguns autores será possível entender um pouco mais sobre o assunto.



O exercício físico torna possível manter um bom controle corporal, ajudando positivamente o estado de humor e prevenção de certas desordens fisiológicas ocorridas na gestação.

Alguns autores afirmam que o exercício físico é importante na gestação como forma de manter a aptidão cardiorrespiratória, a massa muscular e o aumento de peso recomendado pelo médico. 

Recomendações:
As mulheres que já praticavam atividade física e nunca sofreram aborto espontâneo podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado. Já as sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação;

Os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos;

Após o parto normal, as atividades podem ser retomadas depois de 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso.

Exercícios moderados não parecem pôr em perigo o feto de mulheres saudáveis; uma mulher grávida pode continuar a correr, andar de bicicleta, nadar, jogar tênis, e assim por diante. Os exercícios regulares previnem a constipação e melhoram a respiração, circulação, tono muscular e elasticidade da pele, todos os quais contribuem para uma gravidez mais confortável e parto mais fácil e seguro.

O exercício físico além de propiciar benefícios físicos pode ser também mais um momento de muito prazer em que a mulher percebe as transformações trazidas pela gravidez, vivencia as mínimas sensações de seu corpo e do seu bebê e assim se prepara para a maternidade.  



Atividades de baixo risco: esse tipo de atividade pode ser recomendada para a mulher grávida, previamente sedentária,que deseja iniciar algum tipo de atividade física durante a gravidez, sendo as atividades mais indicadas o caminhar, a natação, a hidroginástica, pedalar na bicicleta ergométrica, a corrida (para as mulheres já habituadas), a ioga e o tai chi chuan; 



Atividades de médio risco: neste grupo estão incluídas as atividades como a ginástica aeróbica, a musculação, os esportes de raquete, esquiar ou patinar.
Um programa de ginástica aeróbica de baixo impacto pode ser realizado com as devidas precauções evitando exercícios de muita extensão e atividades em posição dorsal. 



Nos esportes de raquete a intensidade deve diminuir a medida que o tempo de gestação aumenta. O esquiar ou patinar não deve é recomendado para iniciantes;

São consideradas desfavoráveis por apresentarem grande possibilidades de trauma. Esportes como voleibol, basquetebol, esqui aquático, hipismo, mergulho e ginástica de alto impacto devem ser evitados durante toda gestação.

     É recomendado que a gestante realize exercícios leves, regularmente de três a cinco vezes por semana, evitando movimentos de balanço, fazendo sempre exercícios sobre uma superfície macia que não ofereça impacto ou choque aos pés e articulações. Deve-se realizar um aquecimento de pelo menos dez minutos antes de iniciar as atividades.
      
A gestante também precisa cuidar na realização de exercícios onde o quadril e pernas fiquem acima do nível do peito, evitando com isso que o fluxo do sangue seja conduzido muito bruscamente para a cabeça. Controlar a freqüência cardíaca durante o tempo todo, a qual deve estar entre 50 e 70% da freqüência cardíaca máxima. Ao levantar do chão, fazê-lo suavemente para evitar a hipotensão (queda brusca da tensão arterial). Mulheres sedentárias devem começar mais lentamente do que as mulheres acostumadas a se exercitarem.


Há muito tempo o fortalecimento dos músculos abdominais tem sido recomendado para a manutenção da postura, para ajudar na fase de expulsão do parto e para retornar ao aspecto da parte inferior do tronco antes da gravidez. Devido à grande quantidade de movimentos que requerem os cuidados com a criança, o aumento de força dos membros superiores pode ser muito útil. 

Uma questão importante para a mulher interessada em continuar um programa de exercício após a concepção é quanto tempo deve esperar para iniciá-lo. Devido ao grande estresse fisiológico e psicológico do parto e às mudanças hormonais que a ele se seguem, geralmente recomenda-se que os exercícios intensos não sejam realizados antes de uma a duas semanas após o parto. Existem grandes diferenças individuais, e as regras mais lógicas a serem seguidas são o desejo da mãe em exercitar-se a sua percepção das respostas fisiológicas quando da retomada dos exercícios.


    Procure sempre o seu médico e um profissional de Educação Física capacitado para te instruir quanto a pratica dos exercícos físicos.







sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ANDAR DE BICICLETA FAZ BEM PARA A SAÚDE.


Certamente, ao falar de bicicleta, você se lembra do tempo de criança, quando saía pedalando pelas redondezas de sua casa ou apartamento, certo? Acontece que este exercício é tão completo que ele nunca deveria deixar de ser praticado. Seja para passear, se exercitar ou se locomover, andar de bicicleta pode ser uma forma muito prazerosa de prevenir problemas de saúde, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, preservar o meio-ambiente.  
A prática, além de ser prazerosa para o corpo e para a mente, é um excelente exercício aeróbio, ideal para quem quer queimar calorias. Só para você ter uma idéia, uma hora de pedalada, em uma intensidade moderada, queima, em média, 350 calorias. Pedalar é excelente, também, para enrijecer a musculatura dos glúteos, coxa, panturrilha e abdominal, regiões que sofrem com o acúmulo de gordura localizada. “O exercício contribui também para melhora do funcionamento do sistema cardiovascular”.
Atualmente, a maioria das cidades possui ciclovias e parques com pistas próprias para a prática. Para que o exercício funcione melhor, a dica é procurar lugares com aclives(subidas) e declives(descidas), que exigem mais da musculatura. “Opte por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas, que permitem que você melhore os resultados da atividade, alternando a intensidade do treino, ao mesmo tempo que beneficiam a mente e ajudam a liberar o estresse do dia-dia”.
Apesar de ser um exercício de baixo impacto, deve ser realizado com cautela por pessoa com problemas nos joelhos e na coluna, pois a posição e os movimentos podem piorar o quadro. Estas pessoas somente podem iniciar na prática com o acompanhamento de um profissional qualificado. “Pessoas muito obesas também necessitam deste acompanhamento, já que o exercício exige muito do sistema cardiorespiratório”.
Pessoas com problemas de visão, falta de equilíbrio e outros fatores que o impedem de pedalar em locais abertos, podem procurar uma academia e optar pela pratica do Spinning.
Só para você ter uma idéia, uma hora de aula de Spinning consome, em média, 800 calorias! Além disso, o exercício tem os mesmos efeitos corporais que andar de bicicleta ao ar livre, só que em dobro, já que a intensidade do exercício na aula é maior. Já os cuidados são os mesmos, com exceção dos acessórios de proteção, que são dispensáveis na sala de aula.
Confira agora as dicas para pedalar sem correr riscos e obter melhores resultados da atividade:
- Antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você está apta a realizar essa atividade. Se você tem algum problema de saúde ou mais de 40 anos, a consulta ao médico é ainda mais importante;

- Escolha uma bicicleta que seja compatível com seu biótipo. A altura do quadro é muito importante para que o exercício não ofereça perigo ao corpo;
- Ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdome contraído e as pernas semiflexionadas;
- Use roupas adequadas, como bermudas ou calça de tactel, leves e flexíveis, além de capacete e luvas;

- Para quem pretende andar em vias publicas, atenção redobrada às regras de trânsito;
- Faça alongamento antes e depois e não pedale mais do que seu corpo permite. Você é o único que sabe dos limites do seu corpo, por isso respeite-os;
- Ao percorrer longas distâncias, lembre-se de ingerir líquidos durante o percurso e também de aplicar protetor solar.

Bons treinos!!!

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos