sábado, 28 de julho de 2012

O que treino primeiro musculação ou aeróbio?


Esta é uma pergunta muito comum nas academias de ginástica. O grande segredo está em organizar seus treinos respeitando o objetivo principal.

Outro dia um aluno me questionou sobre o treino aeróbio, me perguntou se ele podia realizar antes e depois do treino da musculação. A primeira pergunta que fiz a ele foi; Qual o seu objetivo? Depois da resposta expliquei a necessidade de cada tipo de treino, e agora percebo a mudança no seu programa de treinamento. A dúvida dele pode ser a sua também, segue abaixo as dicas que passei para esse aluno.



Ex- 1

Meu objetivo é aumentar a massa magra (hipertrofia muscular). Neste caso recomenda-se realizar musculação primeiro por ser prioritário, seguido do treinamento aeróbio.

Pergunta: O que pode acontecer se treinar o aeróbio primeiro?

Resposta: Após um treino aeróbio, o músculo pode estar cansado para responder de forma eficiente à musculação, afetando negativamente a hipertrofia muscular.

Importante:

Indivíduos bem treinados podem ter melhores resultados na hipertrofia muscular reduzindo o treino aeróbio.

Ex- 2

Meu objetivo é melhorar a resistência aeróbia. Recomenda-se neste caso realizar o treino aeróbio inicialmente, complementando seu treinamento com a musculação.

Pergunta: Se o meu objetivo é melhorar a resistência aeróbia posso iniciar com musculação?

Resposta: Sim. Caso enfatize seu treinamento de força para a parte superior do corpo o treinamento aeróbio será realizado sem maiores dificuldades. Porém quando seu treino for enfatizado para os membros inferiores, a realização do exercício aeróbio posteriormente pode ficar comprometida, devido à diminuição dos estoques de glicogênio muscular (energia do músculo). Ou seja, você vai ficar cansado e seu rendimento não será o mesmo.

EX- 3

Meu objetivo é melhorar a resistência aeróbia e aumentar a massa magra. Neste caso teste as duas formas e perceba como você responde durante o exercício, principalmente analise seu cansaço na segunda parte do treino. Lembre-se: seu objetivo vem na primeira parte do treino.

Pergunta: Tenho pouco tempo para treinar, como treinar?

Resposta: Uma boa estratégia é realizar o treinamento em circuito, onde o treinamento de força é combinado com o treinamento aeróbio. Bons resultados estéticos e de condicionamento físico são alcançados com esta forma de treinamento.

Dicas Básicas

Como melhorar seu rendimento: treine, descanse e se alimente.
Sua recuperação após o treinamento depende de um bom descanso e de uma boa alimentação!


Fica a dica e bom treino!

Um comentário:

Rui Pereira disse...

Os alimentos fornecem os nutrientes necessários para uma boa saúde, os nutrientes dão energia ao nosso organismo e são tão importantes como o nosso treino de musculação. Necessitamos ter uma alimentação variada e equilibrada, de preferência sempre com alimentos frescos. Uma dieta saudável e a actividade física regular é a forma mais saudável e mais eficiente de viver melhor.

Treinamento Funcional

,,,

Corrida: Dicas e benefícios

Abdominais Perfeitos